Pensamento Educacional

Desde o início do Projeto procuramos nos manter fiéis ao pensamento educacional de Janusz Korczak. Judeu polonês, nascido em 1878, foi médico, educador, escritor e professor universitário.

Em 1912 inaugurou em Varsóvia o famoso orfanato da rua Krochmalna 18 onde aplicou suas ideias educacionais baseadas no amor e no respeito. Desenvolveu com as crianças e adolescentes uma prática criativa, humanista e democrática. Incentivava-os a buscar sua autonomia e introduziu a gestão pelas próprias crianças e adolescentes. Eventuais problemas eram discutidos e resolvidos em assembleias conhecidas como os tribunais de Korczak.

Dentre os livros de sua autoria, Quando voltar a ser criança e Como amar uma criança falam do direito da criança ao amor, ao respeito, e à busca pela garantia da infância plena.

Em 1942, durante a invasão nazista na Polônia, as 200 crianças e adolescentes judeus que moravam no orfanato foram enviados para morrer no campo de extermínio de Treblinka. Foi-lhe oferecida a possibilidade de se salvar, mas Korczak optou por acompanhá-los. É dele a conhecida frase "a criança é pessoa já, não só o adulto de amanhã".

Em 1942, durante a invasão nazista na Polônia, as 200 crianças e adolescentes judeus que moravam no orfanato foram enviados para morrer no campo de extermínio de Treblinka. Foi-lhe oferecida a possibilidade de se salvar, mas Korczak optou por acompanhá-los. É dele a conhecida frase "a criança é pessoa já, não só o adulto de amanhã".

As crianças não são o povo de amanhã, mas são o povo de hoje. Elas têm o direito de ser levados a sério. Têm o direito de ser tratados por adultos com respeito como iguais. Devem ser autorizados a crescer em quem quer que foram concebidos para ser a pessoa desconhecida dentro de cada um deles é a esperança de o futuro.

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